Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home/monalia/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-mapper.php on line 111
Hollywood e o assédio sexual: entenda a importância das denúncias - Blog Monalia - Tudo sobre Moda Plus Size

No Brasil, a cada 12 segundos, uma pessoa é vítima de assédio sexual. Isto não abrange apenas estupros, mas toda e qualquer coerção ou atividade sexual não consentida por ambas as partes. Ultimamente, as acusações em Hollywood e o assédio sexual vêm mobilizando a sociedade sobre este tema, promovendo maior conscientização, além de incentivar denúncias. Quer saber mais a respeito? Venha conosco!

Hollywood e o assédio sexual

São várias as celebridades que já foram vítimas de abusos sexuais e os profissionais já acusados como abusadores.

Harvey Weinstein

O produtor cinematográfico foi acusado de assediar mais de 93 mulheres. Dentre elas, estão as famosas Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Cara Delevigne, entre outras.

Ao se pronunciarem, surgiu um movimento na internet chamado #metoo, onde as vítimas usavam a hashtag que significa “eu também”. Após as denúncias, Weinstein se internou em uma clínica para tratamento de distúrbios emocionais e compulsão sexual.

Woody Allen

Um dos mais renomados diretores cinematográficos também foi acusado de abuso sexual. Sua filha, Dylan Farrow, trouxe à tona em uma entrevista para televisão que foi vítima de abuso por parte de seu pai. Após seu relato, diversas atrizes se pronunciaram, recusando trabalho com Woody Allen, como forma de apoio a ela.

Ken Friedman

Friedman é chef do restaurante The Spotted Pig, que recebe as maiores celebridades do mundo artístico. Foi denunciado por 10 mulheres que trabalharam com ele, acusando-o de ter uma “sala de estupro”, acompanhada de álcool drogas. O chef não negou as acusações e pediu desculpas.

Terry Richardson

Terry é um dos fotógrafos mais influentes do mundo, mas que foi demitido devido às mais de 100 acusações. A modelo Lindsay Jones relatou que já foi abusada por Richardson e que esse incidente a deixou com hematomas feitos pelo fotógrafo que a bateu no rosto com seu órgão genital.

A importância das denúncias do assédio sexual

Artistas, muitas vezes, são consideradas influenciadores devido ao grande número de seguidores que têm nas redes sociais. Por isso, o engajamento das celebridades hollywoodianas nessa causa vem sendo essencial para a sociedade.

Conscientização

A cada foto, hashtag ou comentário compartilhado o alcance de público aumenta, mostrando que casos de assédio não ocorrem em pequena escala. A partir disso, é possível estimar com maior precisão a incidência de casos de abuso, além de desenvolver diálogo entre as pessoas, promovendo o respeito e combate à misoginia.

Incentivo à denúncia

Estima-se que apenas 10% dos casos as vítimas procuram as autoridades e denunciam os infratores. Com o aumento do movimento libertador, gera-se a confiança necessária para que as vítimas se manifestem por meio das mídias sociais, denunciando, por exemplo, ex-namorados, padrastos e até mesmo figuras públicas que apresentaram comportamentos abusivos.

Atenção das autoridades

A mobilização contra o assédio desperta não somente a atenção das vítimas e da sociedade, mas também das autoridades. Dessa forma, a negligência diante desses casos começa a ser combatida e se vê uma maior iniciativa à punição dos abusadores.

Não é culpa da vítima

Muitas vezes, as vítimas acreditam que agiram de forma favorável para que essas coisas acontecessem com elas. O importante é ressaltar que único culpado é o agressor. Essa frase também ajuda a suprimir da sociedade a ideia de que “a pessoa pediu para que isso acontecesse”.

Incentivo à união entre as mulheres

Devido às acusações, vários grupos feministas e ONGs de acolhida (à mulher que resolveu abandonar um relacionamento abusivo) se fortificam. Desse modo, é promovido o início da união das mulheres por uma causa comum.

Portanto, as acusações em Hollywood e o assédio sexual vêm mobilizando as pessoas. Os casos mostram a importância das denúncias e a grande escala em que ocorre. Dessa forma, é possível aumentar a conscientização e incentivar a população, sobretudo mulheres.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Notice: compact(): Undefined variable: limits in /home/monalia/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Notice: compact(): Undefined variable: groupby in /home/monalia/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Escreva um comentário