Esse é um problema recorrente em mulheres com as coxas grossas. A assadura é causada pelo atrito da pele com a roupa ou até mesmo por conta da pele contra a própria pele. Além disso, a sensação pode ser potencializada pelo calor e suor.

Esse contato constante acaba gerando dor e ardência e é bastante desconfortável, não é mesmo? Quer descobrir o que fazer para evitar e tratar a assadura nas coxas? Confira a seguir!

O que fazer para evitar?

Tentar se prevenir das assaduras é bem mais vantajoso do que precisar tratar e recuperar a área já machucada. Para isso, existem alguns cuidados simples a serem tomados, mas que fazem total diferença.

Mantenha a pele hidratada

Passar cremes e óleos hidratantes na pele com frequência diminui a sensibilidade da área e facilita o deslizamento das coxas, evitando o atrito que ocasiona as assaduras.

Faça uso de talco

O talco também tem o poder de diminuir o atrito por deixar a pele mais seca, sem ressecar. Caso você prefira, pode ser utilizado no formato líquido, para evitar deixar a pele muito esbranquiçada ou até mesmo manchar as roupas.

Escolha bem as suas roupas

O ideal é evitar roupas com tecidos grossos e pesados, como o jeans. Opte por roupas de algodão e que não sejam muito apertadas. Em casos de roupas para praticar atividades físicas, deve-se trocar assim que terminar a atividade!

Utilize produtos adequados

Vem crescendo a utilização de meias de seda para essa finalidade. Elas podem ser encomendadas em farmácias de manipulação e auxiliam no deslizamento da pele, evitando o suor excessivo na área.

Tome cuidado com a depilação

Ao depilar as pernas com gilete, a pele fica mais delicada e sensível ao atrito. Portanto, para evitar que a região fique irritada, é importante que a depilação seja a laser ou com cera própria para o seu tipo de pele.

Como tratar a assadura nas coxas?

Eventualmente, pode ocorrer de você não conseguir evitar o ferimento. Nesse caso, é possível amenizar o incômodo e acelerar a recuperação com alguns cuidados semelhantes aos da prevenção. São eles:

  1. lave a área com água morna, para retirar o suor e limpar possíveis bactérias. É importante não passar muito sabonete, pois a pele já está sensível e você não vai querer que ela fique ressecada;
  2. deixe a pele respirar. Para isso, evite roupas apertadas nas pernas enquanto a assadura persistir;
  3. mantenha a área hidratada para ajudar na recuperação e para evitar mais atrito;
  4. aplique uma pomada específica, como as indicadas para assaduras ou até mesmo um anti-inflamatório tópico para cuidar do machucado;
  5. passe talco neutro para manter a assadura seca e lisa;
  6. evite andar muito até que área se recupere, para não piorar o nível do machucado.

A assadura nas coxas é bastante comum em pessoas com pernas grossas e em mulheres plus size. Como você notou, a lesão é causada principalmente por conta do atrito, calor e suor na região. No entanto, pode ser evitada e tratada com alguns cuidados como a hidratação, escolha da roupa e tecido, uso de talco e outros.

Agora que você saiba como cuidar da assadura nas coxas, que tal continuar a se informar sobre temas semelhantes? Assine já a nossa newsletter e fique por dentro!

Escreva um comentário